O Conselho Consultivo é um órgão destinado a aconselhar a PARCERIA a tomar opções estratégicas e a acompanhar com um olhar crítico a implementação da EDL. A sua composição reflete um conjunto de competências e conhecimento externos ao território de forma a permitir uma aderência às tendências mais progressivas em matéria de desenvolvimento local. O Conselho Consultivo constituirá uma mesa composta por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário. O Conselho Consultivo reúne ordinariamente, anualmente, com vista à emissão de parecer sobre a avaliação da implementação da EDL, bem como extraordinariamente sempre que para tal for convocado pelo seu Presidente, por dois dos seus membros ou a pedido do Órgão de Gestão.

Compete ao Conselho Consultivo:

  1. Avaliar a execução da EDL;
  2. Dar parecer sobre os relatórios de execução da EDL;
  3. Monitorizar as linhas estratégicas da EDL;
  4. Propor ao Orgão de Gestão alterações de foro estratégico para serem submetidas à aprovação da Assembleia de Parceiros;

Com o distanciamento necessário para manter objetividade e avaliação crítica, o Conselho Consultivo corresponderá aos desafios que surgirão no seio da comunidade no contexto da execução da EDL. A circunstância da idealização da EDL acarreta inevitavelmente condicionalismos de contexto próprios do momento em que a mesma é concebida. A posta em prática da EDL vai seguramente encarar-se com inovações e desafios que, por não terem sido equacionados, poderão provocar alguma incerteza na hora da avaliar a sua pertinência face à EDL. Em termos práticos, espera-se que o Conselho Consultivo assuma essa capacidade de imprimir uma assessoria estratégica no que diz respeito à incorporação de factores de inovação ou de valor acrescentado para enriquecer a estratégia. Nesta dimensão, e atendendo à sua constituição pluridisciplinar e tendencialmente ligado à investigação/inovação, o Conselho Estratégico poderá dinamizar acções de caráter técnico com vista a testar conceitos ou tentar responder a determinada problemática levantada a nível local. É uma ligação ao exterior que vem oxigenar a EDL com ideias inovadoras nos mais variados domínios.