Site icon Raia Histórica

“Date with History”: Uma viagem pela História e pela Cultura

Imagem2

Imagem2

Nos próximos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, os Grupos de Ação Local (GAL) Valle Umbra e Sibillini(Itália), Beira Douro (Portugal) e Raia Histórica (Portugal) irão realizar um intercâmbio no âmbito do projeto de cooperação “Date With History”. Este encontro visa promover o intercâmbio de experiências em torno das recriações históricas como motor de desenvolvimento e atração turística nos territórios rurais.

A iniciativa conta com a participação de representantes dos GAL, incluindo Carlos Condesso, Presidente do GAL Castelos do Côa, Pietro Bellini, Presidente do GAL Valle Umbra e Sibillini, e Rui Oliveira, Presidente do GAL Beira Douro.

A programação do encontro irá aproveitar a proximidade de dois importantes eventos culturais em Portugal: as comemorações do Cerco de Almeida e as Festas de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego. As atividades incluirão visitas aos seguintes locais:
– Sernancelhe: Espaço da Castanha e do Castanheiro, Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção de Tabosa – Tabosa do Carregal, e Convento Nossa Senhora do Carmo em Freixinho.
– Lamego: Santuário Nossa Senhora dos Remédios, Museu de Lamego, Catedral de Lamego.
– Figueira de Castelo Rodrigo: Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, Igreja Matriz de Escalhão, e Reserva da Faia Brava.
– Almeida: Participação nas comemorações do Cerco de Almeida 2024, visita ao Memorial Vilar Formoso Fronteira da Paz, e Aldeia Histórica de Castelo Mendo.

Além disso, o programa prevê a apresentação da publicação elaborada no seio da parceria “Date With History – Uma viagem pela cultura, arte, gastronomia e vinhos barrocos”, desenvolvida pelos professores Fulvio Porena e Augusto Lucidi.

Este intercâmbio é uma oportunidade única para promover o património histórico-cultural e a cooperação transnacional, consolidando os laços entre os territórios participantes e destacando o papel das recriações históricas no desenvolvimento local sustentável. No momento em que os GAL’s estão a preparar a entrada em funcionamento das estratégias de desenvolvimento local no período 2024-2027, a parceria irá seguramente explorar novos caminhos para alargar a cooperação e maximizar o potencial das recriações históricas no desenvolvimento sustentável das regiões rurais.

Exit mobile version