A Raia Histórica participou no II Encontro Nacional PROVE 3C, realizado nos dias 20 e 21 de maio no território do Cávado.
Este evento significativo reuniu 90 participantes, incluindo produtores agrícolas, consumidores PROVE, técnicos e dirigentes de entidades de várias regiões do país, todos membros da Rede PROVE, que colaboram na promoção dos circuitos curtos agroalimentares.
O encontro, organizado pela ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave), contou com um diversificado programa de atividades, que incluiu:
– Vila Verde: Uma oficina prática sobre a identificação, caracterização e conservação de sementes pelo Banco Português de Germoplasma Vegetal do INIAV, e um Showcooking pela equipa do projeto “CÁVADO …COM SABOR”.
– Amares e Braga: Visitas técnicas a explorações agrícolas PROVE, com oficinas sobre agricultura sustentável, identificação de insetos auxiliares e boas práticas de higiene e segurança alimentar.
Além disso, um Workshop Participativo foi realizado em Caldelas, Amares, abordando temas como a cooperação em circuitos curtos, a saúde do solo, e a implementação do Sistema Participativo de Garantia nas explorações PROVE.
O II Encontro Nacional PROVE 3C, parte do projeto de cooperação nacional “3C – Cooperar em Circuitos Curtos”, financiado pela Medida LEADER do PDR 2020, conta com uma parceria de 6 Grupos de Ação Local, a saber: ADER-SOUSA, ADREPES, ATAHCA, DUECEIRA, LEADER OESTE e RAIA HISTÓRICA, destacou-se pela troca de experiências e conhecimentos, fortalecendo a economia local e regional. A Raia Histórica reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização dos produtos locais, desempenhando um papel crucial na promoção da inovação e cooperação no setor agroalimentar.