O Grupo de Ação Local Castelos do Côa foi constituído em 2008 para responder às orientações de gestão da Abordagem LEADER no âmbito do PRODER para os concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso. Não dispondo de personalidade jurídica o GAL CASTELOS DO COA apoiou-se na experiência e capacidade de gestão da Entidade Gestora escolhida, a Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira.

Face aos desafios da ruralidade e dos territórios de baixa densidade no período em questão, o GAL Castelos do Côa teceu uma hierarquia de objectivos que se entrelaçam numa abordagem bottom-up para apoiar o investimento nos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso. A opção pela renovação demográfica é assumidamente ambiciosa mas responde também à necessidade de enveredar de forma decisiva pelo caminho da sustentabilidade enquanto território.

A filosofia de actuação obedece a um enfoque muito pragmático. Procura-se uma intervenção de proximidade desencadeada através da interconexão de pessoas com as mais variadas competências. A troca de conhecimento gera confluência de saberes que, por sua vez, provocam novas dinâmicas, novas descobertas protagonizadas pelos actores locais. A construção de uma estratégia de base local assenta nas fundações do que é hoje comummente designado por inteligência colectiva. A estratégia deve por isso ser considerada como um todo, integrada numa lógica de inteligência territorial, em que todos os agentes que participem dela, fazem parte de um exercício dinâmico de desenvolvimento sustentável e de coesão territorial.

 

Tem um projeto para uma área rural fora do concelho da área de intervenção da Raia Histórica? Consulte o GAL respetivo no mapa: