GlaciarValeonthewaytoManteigasPortu

Criada em 1996, a Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira agrega 30 associados cuja representatividade compreende pessoas singulares, pessoas colectivas de direito privado e pessoas colectivas de direito público. Trata-se de uma associação de direito privado, reconhecida como ONGD e acreditada como entidade formadora pela DGERT. É ainda entidade promotora do Gabinete de Inserção Profissional GIP CASTELOS DO COA e entidade executora do Programa Contrato Local de Desenvolvimento + Trancoso Empreendedor. Ambos projetos trazem para a experiência da Raia Historica valências complementares alinhadas com os objectivos da EDL.

O seu corpo técnico constituído por 14 elementos milita quotidianamente por uma visão territorial alargada reconhecida no trabalho desenvolvido na gestão do Sub-programa 3 do PRODER, na gestão de uma oferta formativa articulada com as necessidades do território e pela insistente actividade do Gabinete de Inserção Profissional nos cinco concelhos.

O volume financeiro canalizado em 18 anos de intensa actividade ultrapassa os 30Milhões € (Centros Rurais, Leader II, Leader+, PRODER, INTERREG, enquanto principais fontes de financiamento). Do ponto de vista do desempenho ao nível da gestão dos programas e projetos, a região orgulha-se de ter estado sempre em elevados níveis de taxa de execução, liderando mesmo as tabelas a nível nacional. A título de exemplo, no âmbito do PRODER, Abordagem LEADER, a taxa de execução global (Funcionamento, PACA e Privados) ultrapassou os 95%.

A influência no tecido económico da região é hoje fundamental constituindo-se como uma plataforma de desenvolvimento através da qual os parceiros locais encontram soluções que viabilizam os projectos que contribuem para a regeneração económica e cultural do interior beirão.