O dia da Europa, que se celebra a 9 de maio, é uma ocasião para reconhecer o papel fundador da iniciativa comunitária Leader no desenvolvimento rural dos territórios. Desde 1991, o Leader apoia projetos inovadores e participativos que valorizam os recursos locais e criam emprego e serviços nas zonas rurais. Um exemplo é o grupo de ação local Castelos do Côa, que abrange os concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso. A Raia Histórica, enquanto entidade gestora do GAL, tem promovido a cooperação entre os atores locais e a diversificação das atividades económicas, culturais e ambientais, contribuindo para a preservação do património histórico, natural e cultural desta zona fronteiriça.

Lembramos os sete princípios que orientam toda a nossa atuação:

– Abordagem ascendente: os projetos são concebidos e implementados pelos atores locais, de acordo com as necessidades e potencialidades do território.
– Área de intervenção: os projetos são delimitados por uma área geográfica coerente e identificável, que pode abranger vários municípios ou partes deles.
– Parceria local: os projetos são geridos por um grupo de ação local (GAL), que reúne representantes dos setores público, privado e associativo do território.
– Inovação: os projetos devem promover novas formas de organização, cooperação e valorização dos recursos locais, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida e da competitividade do território.
– Integração: os projetos devem abordar as diferentes dimensões do desenvolvimento rural (econômica, social, ambiental e cultural), de forma articulada e complementar.
– Cooperação: os projetos devem estimular a troca de experiências e boas práticas entre os diferentes atores locais, regionais, nacionais e internacionais envolvidos no desenvolvimento rural.
– Rede: os projetos devem integrar-se numa rede de apoio técnico e financeiro, que facilita a comunicação, a formação, a avaliação e a disseminação dos resultados da iniciativa leader.