A Raia Histórica promove a Sessão de Esclarecimento sobre o PROVE (no âmbito do Projeto de cooperação interterritorial 3C – Cooperar em Circuitos Curtos) no dia 10 de Março de 2023 pelas 14h00 no Auditório do Pavilhão Multiusos de Trancoso.

O PROVE visa a promoção e venda de cabazes com frutas e legumes frescos de época, numa relação direta entre produtores e consumidores.

A Raia Histórica pretende implementar esta metodologia nos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso.

A Sessão de Esclarecimento destina-se a todos os interessados, quer sejam produtores agrícolas, quer sejam consumidores, e conta com o testemunho de um produtor aderente da região da ADER-SOUSA (chefe de fila do projecto 3C – Cooperar em Circuitos Curtos), que vai partilhar connosco a sua experiência no projeto.

O projeto de cooperação subjacente a esta ação de divulgação pretende contribuir para o reforço de uma estratégia agroalimentar local que potencie a articulação entre produtores e consumidores, promova a produção local e a comercialização em circuito curto, fomente a utilização de práticas agrícolas amigas do ambiente e estimule a opção por uma alimentação saudável.
O projeto tem como parceiros os GAL ADER-SOUSA, ADREPES, ATAHCA, DUECEIRA e RAIA HISTÓRICA que desenvolvem o seu trabalho em territórios de proximidade rural-urbana com caraterísticas semelhantes, o que permite potenciar a troca de experiências e a articulação de ações conjuntas.

Objetivos específicos:
• Estimular o comércio de proximidade junto dos produtores e dos consumidores;
• Estimular a economia circular;
• Aumentar o reaproveitamento dos resíduos orgânicos;
• Valorizar e validar a qualidade dos produtos agroalimentares;
• Fomentar o uso de boas práticas de agricultura sustentável e potenciar a sua partilha;
• Reforçar o espírito associativo, empresarial e a responsabilidade social de produtores e
consumidores.

BarraLEADER PT2020 FEADER