O Grupo de Ação Local (GAL) Castelos do Côa comunica que o Aviso de Renovação de Tratores atraiu um impressionante número de 107 candidaturas, tendo resultado um apoio superior a 1,5 milhões de euros. Esta medida visa modernizar o parque de tratores na região, promovendo a segurança e a redução da pegada de carbono das explorações agrícolas do território.
Os agricultores de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso e Almeida demonstraram grande interesse em atualizar seus equipamentos, para um montante de investimento total superior a 3,5 milhões de euros, em que o apoio total disponibilizado atingiu a marca de 1.592.962,11€. Estes fundos não reembolsáveis permitirão a substituição de tratores antigos por modelos mais eficientes e mais seguros.
Os promotores que já receberam as notificações, estão em condições de concretizar os investimentos nos seguintes pressupostos:


1. Abate do Trator Antigo: O trator antigo deve ser retirado de circulação e desativado o respetivo certificado de matricula.
2. Compra de um Trator Novo: O agricultor adquire um trator novo, no entanto, a potência do novo trator não deve exceder o dobro da potência do trator abatido.

A Autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente) informou ainda que é possível alterar a potência do trator que foi aprovado, reduzindo-a ou aumentando-a, desde que:


1. A potência do trator a adquirir não exceda o dobro da potência do trator a abater.
2. A Valia Global da Operação (VGO) resultante dessas alterações não seja inferior a 10 pontos.


Essas alterações não requerem Pedidos de Alteração, sendo consideradas adaptações técnicas, validadas no Pedido de Pagamento.