Nos dias 16 e 17 de outubro realiza-se em Palmela e na Moita, o Encontro Nacional PROVE 3C que pretende reunir produtores e técnicos de várias regiões do país com o objetivo de partilhar experiências na área da produção, comercialização e alimentação saudável, perspetivando estratégias futuras associadas aos circuitos curtos agroalimentares.
Cada vez mais, procura-se desenvolver sistemas alimentares resilientes e sustentáveis que, nas suas diferentes etapas, contribuam para uma melhoria dos padrões de alimentação, preservando a saúde quer dos consumidores, quer do planeta.
Baseado nessa premissa, a 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, o encontro tem início no Espaço Fortuna – Artes & Ofícios na Quinta do Anjo, com um workshop sobre alimentação saudável e um show cooking confecionado com produtos locais, seguindo-se, da parte da tarde, várias oficinas técnicas na Fazenda Concordio, localizada na freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita e que faz parte da Rede de Produtores PROVE.
O dia 17 de outubro de manhã tem lugar na Biblioteca Municipal de Palmela e está reservado à reflexão sobre a autonomia e sustentabilidade dos modelos económicos associados aos circuitos curtos agroalimentares, e na adoção de processos mais autónomos e sustentáveis.
O Encontro Nacional PROVE 3C está integrado numa atividade do projeto de cooperação nacional “3C – Cooperar em Circuito Curto”, financiado pela Medida LEADER do PDR 2020 e conta com uma parceria de 6 Grupos de Ação Local, a saber: ADER-SOUSA, ADREPES, ATAHCA, DUECEIRA, LEADER OESTE e RAIA HISTÓRICA.
Para mais informações contacte: adrepes@adrepes.pt ou 212 337 930.
Em anexo programa e vídeo do Encontro.